quem somos


Educomunicamos! Ponto de Cultura

O Educomunicamos! Ponto de Cultura é um projeto do Instituto Terra Mater que tem como objetivo principal contribuir para a produção, o acesso, a democratização e a reflexão sobre a cultura em Piracicaba ao constituir-se como um Espaço Educador diferenciado. Nele, exploramos a interface Cultura e Ambiente a partir de três eixos transversais: Educomunicação, Educação Ambiental e Arte, preconizando os princípios da participação, autonomia, protagonismo e potência de ação.

O Educomunicamos! faz parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, que iniciou em 2004 a implantação dos Pontos de Cultura com a missão de “desesconder” o Brasil, reconhecendo e valorizando o fazer cultural de nosso povo. Este programa contempla ações culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária, através de parcerias entre a sociedade civil e o Governo Federal. Hoje, o programa alcança 26 estados e DF, criando uma rede de cerca de 2.500 iniciativas a qual o Instituto Terra Mater passa a fazer parte no final de 2009, através da aprovação do Educomunicamos! em um edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que selecionou outros 299 projetos em nosso estado, sendo dois na cidade de Piracicaba. Este edital garante o financiamento de parte das atividades do Educomunicamos! pelo período de 03 anos. 

A educomunicação é uma área do conhecimento que se consolida na inter-relação entre a educação e a comunicação, partindo do uso de mídias como estratégias de reflexão e ação que possibilitam que os educando criem produtos educomunicativos (blogs, programas de rádio e TV, vídeos, fanzines, revistas, e outros) que promovem o aprimoramento da percepção de direitos e deveres e de sua capacidade de intervenção na realidade. Dessa forma pretende-se tanto estimular um olhar crítico sobre os meios de comunicação e os rumos da sociedade, quanto propiciar uma mudança de atitudes individual e coletiva no sentido da construção de uma cultura mais sustentável, onde as relações são mais saudáveis, onde o meio ambiente é mais equilibrado, onde a economia não dita as regras, onde a riqueza cultural e ambiental são valorizadas, onde as identidades locais são respeitadas e dialogam com as identidades globais, sem que uma prevaleça sobre a outra, pensando e agindo local e globalmente.

Assim, o Educomunicamos! Ponto de Cultura passa a oferecer para a região de Piracicaba atividades gratuitas como Sarau Ecológico, Oficinas regulares e pontuais de educomunicação socioambiental, Cine Clube, Grupo de Estudos, comercialização de produtos da Rede de Produção e Consumo Responsável de Piracicaba e Região, e a Casa Aberta, alcançando diferentes públicos na área urbana e rural - em especial os jovens - através de ferramentas como o audiovisual, a radiodifusão, as culturas digitais, a formação cultural, incentivo a expressões artísticas e outras ações transversais

O QUE É
Educomunicamos! Ponto de Cultura
QUEM FAZ
Instituto Terra Mater, ONG sediada em Piracicaba desde 2000
COM QUEM
financiamento do Ministério da Cultura / Secretaria de Estado da Cultura São Paulo
QUANDO
de janeiro de 2010 a janeiro 2013
ONDE
Rua 13 de Maio, 449 - Centro. Piracicaba-SP
PORQUE
os Pontos de Cultura constituem-se como uma política pública para a democratização do acesso a cultura e educação não-formal em todo o Brasil, ótima oportunidade e visibilidade para o município de Piracicaba.
COMO
o Educomunicamos! é um espaço para se trabalhar as questões de Cultura e Ambiente através de ferramentas e conceitos de educomunicação socioambiental