quarta-feira, 31 de agosto de 2011

nessa sexta:


Recomendamos pra essa sexta pessoal:

Lançamento do CD Axó, de Mestre Lumumba

Quando: 02 de setembro (sexta-feira), às 21h30

Onde: Teia – LAO BAR. Rua Vergueiro 156, centro. Piracicaba.

Com composições que somam mais de meio século de influências e experiências musicais, Axó é o mais novo trabalho de Mestre Lumumba, onde alia sua força expressiva aos anos de pesquisa de música afrobrasileira. No LAO bar, este trabalho é lançado em parceria com a banda Expresso 4.11, composta por músicos de Campinas/SP, que são aprendizes do mestre desde adolescentes e representam a recriação e continuidade dos seus saberes.

Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, mais tarde tornou-se Lumumba, homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba. Fazedor de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor. No início da década de 80, lança CAFUNÉ, seu 1º compacto. Neste período conhece Mestre Didi, sacerdote máximo do culto aos ancestrais, que abre a percepção de Lumumba para o mundo dos ritmos e instrumentos afro-brasileiros. Em companhia de Mestre Didi, inicia-se na irmandade dos tambores; sua fabricação, sonoridade e história.

Expresso 4.11 é uma banda que mistura instrumentos elétricos e percussivos e busca a junção entre música popular de raiz e o contemporâneo, resultando no som denominado por eles de "Peso Popular Brasileiro". O nome do grupo remete ao "Jardim Ipaussurama 4.11", um ônibus coletivo que atravessa a periferia e o centro comercial da cidade de Campinas-SP. Com trabalhadores, estudantes, e também os integrantes da banda, o ônibus cruza os caminhos da cidade, representando o trem imaginário que transporta indivíduos com ideais distintos e com objetivos de trocar experiências aumentando a cultura do conhecimento livre.

Nenhum comentário: