Os preparativos para Teia Brasil 2010: Tambores digitais estão a todo vapor. A mostra artística já divulgou sua programação, trazendo além da grande diversidade da produção artística-cultural dos Pontos de Cultura, com 88 apresentações, atrações nacionais como Chico César, Monbojó, B Negão e Jorge Mautner.
A cobertura completa do evento, que reúne cerca de 3 mil pessoas durante uma semana em Fortaleza (CE), está sendo feita no blogue da Teia 2010. Conheça e participe.
No dia 26, a Teia das Ações - teoria e práxis inicia as discussões em torno do Programa Cultura Viva a partir da apresentação das experiências de Pontos de Cultura e entidades contempladas nos vários editais de seleção pública lançados anualmente .
Serão 15 eixos-temáticos contemplando as diversas ações e iniciativas do Cultura Viva, indo da Ação Griô - resgate da tradição oral - até a cultura digital. Os encontros das redes acontecem até o dia 28. A partir destes encontros, pretende-se elaborar estratégias e propostas para garantir a continuidade do Programa Cultura Viva enquanto política de Estado do governo brasileiro.
A abertura oficial acontece à noite, às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, com o Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira, o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, idealizador do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino; o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, e outras autoridades nacionais e locais.
3º Fórum Nacional de Pontos de Cultura
O 3º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que acontece entre os dias 29 e 31 de março, é o momento de discussão política dos Pontos de Cultura, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que pretende transformar os Pontos de Cultura em política de Estado.
O objetivo é promover interação entre os Pontos de Cultura, suas ações e aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura brasileira, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Mais Cultura, Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Cultura.
Durante o último Encontro, realizado em 2008, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90 resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. Naquele ano, o encontro reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPdC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados. Este ano, o número de delegados chega a 1,8 mil. Saiba mais.
Histórico da Teia Brasil
Esta é a primeira vez a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília (foto abaixo).
O nome “Tambores Digitais” faz referência ao mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (Campinas-SP), que compara com a internet o tambor - instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais. Saiba mais sobre as edições da Teia Brasil aqui.
A Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais é realizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), representada pelo Instituto Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Conheça o blogue da Teia Brasil 2010.
Fonte: SCC/MinC - http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?p=1543

Nenhum comentário:
Postar um comentário